Iniciamos hoje uma série que vai mostrar algumas curiosidades e aspectos dos principais municípios da bacia do rio Meia Ponte. Toda semana apresentaremos um novo município. Hoje é a vez de Itauçu, onde tudo começa.

 

Itauçu é um pequeno e simpático município do estado de Goiás, berço do rio Meio Ponte, Itauçu significa, em Tupi Guarani, “pedra grande”. Ganhou status de município no ano de 1948, desmembrando-se de Itaberaí. Sua área total é de 383,84 km² e sua população no último censo de 2016 era de 8 938 habitantes. A principal atividade econômica do município é a pecuária, seguida pela indústria. Itauçu é o principal ponto de parada para os viajantes que vão para o rio Araguaia e é conhecida por abrigar a principal nascente do rio Meia Ponte, no alto da Serra do Brandão. Essa nascente foi recuperada numa parceria entre a prefeitura de Itauçu, Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), Governo de Goiás e o proprietário da fazenda que a abriga. Segundo o delegado Luziano de Carvalho, um dos responsáveis pela recuperação, a nascente secava no período de estiagem e após a recuperação ela se tornou permanente.

Itauçu possui uma rica hidrografia, sendo que na área urbana, além do rio Meia Ponte, o município possui os córrego Maria da Silva, Três Barras, Barreiro, Cerradinho, Três Morros e várias outros pequenos cursos d’água e pequenas nascentes.

Em termos de saneamento básico Itauçu ostenta bons números, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) de 2018, 99.46% da população urbana do município conta com água tratada, 96.78% estão conectados à rede de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado. O índice de coleta do esgoto somadas as áreas urbanas e rural está em 72,83%. Em relação a taxa de coleta dos resíduos urbanos do município, o índice é 100%, segundo dados do SNIS, mas infelizmente Itauçu ainda não atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, pois não conta com um aterro sanitário, apenas um aterro controlado que não consta mais em legislação.

A principal fonte de água para os moradores do município é o rio Meia Ponte. A água é tratada e distribuída para toda a cidade. Em relação ao tratamento de esgoto, Itauçu conta com duas estações elevatórias estrategicamente posicionadas no município e que realizam um tratamento preliminar do esgoto e que logo após é direcionado a um sistema de lagoas de estabilização na zona rural do município. O corpo receptor é o rio Meia Ponte e o índice de eficiência do tratamento está na média na faixa de 90%, de acordo com a Saneago.

Foto: Praça Geraldo Aprígio. Cŕeditos: @viajandotodoobrasil