Objetivo dos organizadores é apresentar uma versão compacta do festival, já que esse ano, em virtude da pandemia, não houve possibilidade de realização no formato presencial.

Dia 12 de setembro próximo foi a data escolhida pelos Guardiões do Meia Ponte para realização do 1º Festival das Águas no formato presencial. Porém, em virtude da atual situação provocada pela pandemia, os organizadores decidiram adiar a realização do festival completo para o próximo ano e realizá-lo na data escolhida apenas no formato online.

O festival será apresentado em formato de Webinar no canal do YouTube dos Guardiões do Meia Ponte. A programação conta com um Ritual das Águas, atrações musicais como a banda Diadorim e 3 mesas de debates com temáticas relevantes. A primeira mesa, “Saneamento é básico”, tratará sobre a garantia de água, tratamento de esgotos e gestão de resíduos para todos os goianos. A segunda mesa, “Reflorestar é regenerar”, discutirá o que está sendo feito para reflorestar a bacia do Meia Ponte e a terceira e última mesa, “Reciclar já é lei”, debaterá o que falta para que a lei seja de fato executada.

Todas as mesas contam com especialistas nos assuntos abordados dentre os quais destacamos o promotor Juliano de Barros do Ministério Público de Goiás.

O festival, quando puder acontecer em sua versão presencial, irá promover a troca de conhecimento entre as diferentes experiências brasileiras, convidando especialistas e a sociedade civil a discutir soluções para a recuperação de mananciais. A proposta é mostrar a toda população que já existem ferramentas e recursos necessários para garantir água potável e saneamento básico para todos.

O Festival das Águas é uma iniciativa dos Guardiões do Meia Ponte, rede de articulação entre atores sociais que compartilham do mesmo propósito: recuperar o Rio Meia Ponte. O grupo fomenta o trabalho dos mais diversos atores sociais (comunidade, poder público, empresas públicas e privadas, religiosos, escoteiros, estudantes, cooperativas de reciclagem e quem mais desejar participar), promovendo o amplo debate das ameaças ao rio, em busca de soluções que atuem diretamente sobre as causas raiz.

Programação

Abertura / Ritual das Águas – Das 9 às 10 horas
Apresentação dos Guardiões do Meia Ponte – 10 às 11:00 horas
Mesa 1 – Saneamento é Básico – 11 às 12:30 horas
Horário de almoço – Atrações musicais – Banda Diadorim – 12:30 às 14 horas
Mesa 2 – Reflorestar é Regenerar – 14 às 15:30 horas
Mesa 3 – Reciclar já é lei / Encerramento – 15:30 às 17:00 horas

Serviços

1º Festival das Águas de Goiânia – Edição Online
Data: 12 de setembro de 2020
Horário: 09 às 17 horas
Endereço do evento: https://bit.ly/YoutubeGuardioes
Informações e Inscrições: http://guardioesmeiaponte.org/festivaldasaguas

Mais informações
Keliane Correia
Coordenadora do Festival das Águas de Goiânia
62 98137-5358
guardioes@meiaponte.org