Objetivo da iniciativa é remover todo o resíduo flutuante que chega ao rio e destinar o que for recolhido para cooperativas de recicladores.

Com cerca de 1 tonelada de resíduos sólidos chegando às suas águas diariamente, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás Semad-GO, o rio Meia Ponte agoniza com o lixo, principalmente no período chuvoso. Preocupado com essa realidade, o professor e ambientalista Márcio Manoel Ferreira idealizou e projetou uma ecobarreira com o objetivo principal de remover todo o resíduo flutuante e doar 100% do que for recolhido para cooperativas de recicladores. Através da ação ele também busca a conscientização para a problemática do lixo nos rios e seus impactos, bem como a importância da coleta e reciclagem nas comunidades locais.

A ideia da ecobarreira, apesar de não ser nova, é uma novidade no rio Meia Ponte dentro da região metropolitana de Goiânia. A barreira utiliza bombonas de 50 litros que servem como flutuadores e também como obstáculo para os resíduos. Para manter todas elas unidas, utiliza-se uma rede forte o suficiente para impedir que a força da água a arrebente e acabe com todo o trabalho realizado. A maior parte do material foi conseguida por meio de doações de empresas e instituições que, segundo Márcio: “não mediram esforços para tornar o projeto possível”.

A ecobarreira será instalada próximo a ponte da avenida das Cerâmicas, no Jardim Califórnia. Segundo o apoiador da iniciativa, Luiz Botosso, do projeto Navegar pela Vida e que conhece bem a realidade do rio Meia Ponte dentro de Goiânia, a escolha do ponto para a instalação da barreira foi estratégica, visto que o rio Meia Ponte já recebeu as águas de praticamente todos os mananciais e galerias de água pluvial que drenam a capital.

O lançamento da ecobarreira está previsto para acontecer no domingo, dia 18 de outubro, a partir das 10 horas da manhã. Antecedendo o lançamento, um ecopedal de aproximadamente 6 km, sairá do Paço Municipal, às 7:30 da manhã, em direção à ponte do local da instalação da barreira. O evento contará com a presença dos grupos envolvidos no lançamento e autoridades e ao final haverá um abraço simbólico do rio representando um pacto pela sua recuperação.

O professor Márcio espera que essa seja a primeira de muitas barreiras que serão instaladas, não só no rio Meia Ponte, mas nos mananciais da bacia que fazem parte da região metropolitana de Goiânia. O Coordenador de Comunicação dos Guardiões do Meia Ponte e apoiador do projeto, Ernesto Augustus, reforça que: “essas barreiras servem como uma mudança de consciência para a toda a população, que passa a dar a correta destinação para o seu lixo produzido, evitando assim que cheguem aos nossos mananciais”.

A ecobarreira é iniciativa do Voluntariis Eco, professor Márcio Manoel Ferreira, da E-ALCAT, que através de seu presidente, Professor Jean Jardim e demais membros, não mediu forças para fazer o evento acontecer. Por isso ela existe, para buscar meios de conscientizar, criar ações, mobilizar pessoas e instituições ao meio ambiente equilibrado. A iniciativa também conta com o apoio do Batalhão Ambiental de Goiás, Eco Academia Goiana de Letras/E-AGL, ECO Academia Brasileira de Letras/E-ABL, Guardiões do Meia Ponte, Projeto Navegar pela Vida, Base Escoteira, aVoz, Cargill, Reciclagem Meia Ponte e Macena Tecnologia Ambiental.

Serviços

Ecopedal
Data:18 de outubro
Horário: 7:30
Local: Paço Municipal de Goiânia

Lançamento de Eco barreira no rio Meia Ponte
Data: 18 de outubro
Horário: 10:00
Local: Ponte sobre o rio Meia Ponte na Avenida das Cerâmicas, Jardim Califórnia, Goiânia-GO

Mais informações e contato


Márcio Manoel
Voluntariis ECO E-ALCAT
(62) 98133-4354

Professor Jean Jardim
Presidente da E-ALCAT
(62) 98236-2630