1 tonelada de resíduos sólidos chegam às águas do Rio Meia Ponte diariamente, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás Semad-GO. Preocupado com essa realidade, o professor e ambientalista Márcio Manoel Ferreira idealizou e projetou uma ecobarreira com o objetivo principal de remover todo o resíduo flutuante e doar 100% do que for recolhido para cooperativas de recicladores. Através da ação ele busca a conscientização para a problemática do lixo nos rios e seus impactos, bem como a importância da coleta e reciclagem nas comunidades locais.

A ecobarreira foi instalada no último dia 18 de outubro, próximo a ponte da avenida das Cerâmicas, no Jardim Califórnia. Segundo o apoiador da iniciativa, Luiz Botosso, do projeto Navegar pela Vida e que conhece bem a realidade do rio Meia Ponte dentro de Goiânia, a escolha do ponto para a instalação da barreira foi estratégica, visto que o rio Meia Ponte já recebeu as águas de praticamente todos os mananciais e galerias de água pluvial que drenam a capital.

O evento contou com a presença dos grupos envolvidos no lançamento e ao final houve uma apresentação musical do cantor e compositor Mestre Arnaldo e um abraço simbólico do rio representando um pacto pela sua recuperação.

A iniciativa contou com o apoio do Batalhão Ambiental de Goiás, Eco Academia Goiana de Letras/E-AGL, ECO Academia Brasileira de Letras/E-ABL, Guardiões do Meia Ponte, Projeto Navegar pela Vida, Base Escoteira, aVoz, Cargill, Reciclagem Meia Ponte e Macena Tecnologia Ambiental.