Já ouviu falar desse belo rio, afluente do Meia Ponte?

O Rio Dourados é o maior e mais belo afluente do Rio Meia Ponte. Nasce no município de Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, na altitude de 895 metros. Passa margeando Goiânia onde recebe contribuição do córrego Baliza e em sua passagem pelo município de Aparecida de Goiânia, margeando a Serra das Areias, o rio recebe diversas contribuições das águas oriundas desse local, águas ainda preservadas que descem a serra e se encontram com o rio.

Além das cidades citadas o rio também passa pelos municípios de Hidrolândia, abastecido pelo córrego Grimpas um importante afluente do Dourados, Aragoiânia, Cromínia, Mairipotaba, Professor Jamil e Pontalina. Sendo 9 ao todo.  O município de Professor Jamil é abastecido pelas suas águas e o Dourados é considerado um manancial estratégico para abastecimento futuro de outros municípios. Sua foz é no rio Meia Ponte, na altitude de 574 metros, já no município de Pontalina.

No município de Hidrolândia, existem diversos recantos e balneários em suas margens, frequentado por milhares de pessoas todos os finais de semana. A fazenda com a maior quantidade de pés de Jabuticaba do mundo também fica nas margens do Dourados, é a fazenda Jabuticabal, que também produz subprodutos desse fruto como doces, geleias, licores e vinhos.

O rio Dourados possui trechos com muitas pedras, corredeiras e até cachoeiras, inclusive é muito propício para esportes de aventura, principalmente a canoagem. Em sua passagem pela região da serra Santa Bárbara o rio passa inclusive por um trecho cercado por paredões de pedra. Seus afluentes também são um destaque a parte, pela beleza.

O preocupante é que o rio, que nasce na região metropolitana, está começando a sentir os efeitos de uma urbanização que tende a ser nefasta para os mananciais urbanos. O nascimento de novos loteamentos, sem a mínima preocupação com a conservação das águas, pode colocar em risco esse quase desconhecido, porém belíssimo rio.